2,4 milhões para projeto da CIM Viseu Dão Lafões de prevenção de incêndios na região - Edição Jornal
31474
post-template-default,single,single-post,postid-31474,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

2,4 milhões para projeto da CIM Viseu Dão Lafões de prevenção de incêndios na região

2,4 milhões para projeto da CIM Viseu Dão Lafões de prevenção de incêndios na região

A Comissão Europeia aprovou um apoio de 2,4 milhões de euros para um projeto de novas metodologias para prevenção de incêndios florestais, através de uma candidatura ao programa LIFE, liderada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

O projeto terá a duração de três anos e tem como principal objetivo implementar técnicas inovadoras de fogo controlado e de silvo pastorícia para criar faixas de gestão de combustíveis e evitar grandes manchas florestais contínuas, que contribuem para a intensidade de propagação dos grandes incêndios.

Esta candidatura agora aprovada tem um valor global que ascende os 2,4 milhões de euros, para uma parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões, a Junta de Extremadura, a Mancomunidad Integral Sierra de San Pedro, a Universidad de Extremadura e o Instituto Politécnico de Viseu.

Os responsáveis pela CIM consideram o projeto inovador para a região que permite novas abordagens à prevenção dos incêndios florestais e o fomento da cooperação territorial.

A previsão é que o projeto permita capacitar na região, 25 técnicos superiores em fogo controlado e 50 operacionais de queima, para além da utilização da pastorícia na redução da carga combustível dos espaços rurais.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm

*****