7 milhões de euros para requalificar o Bairro Municipal de Viseu - Edição Jornal
33245
post-template-default,single,single-post,postid-33245,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

7 milhões de euros para requalificar o Bairro Municipal de Viseu

7 milhões de euros para requalificar o Bairro Municipal de Viseu

O Bairro Municipal de Viseu, também conhecido por Bairro da Cadeia,  vai ser requalificado e o Município apresentou já o projeto da obra onde vai investir cerca de 7 milhões de euros.

Construído na década de 1940 por iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Viseu e da então Direção-Geral de Urbanização, era um bairro para classes sociais mais baixas com um total de 100 casas, de tipologia T2 e T3 de um só andar, e ocupou uma área de mais de 32 mil metros quadrados.

Já esteve para ser demolido, mas o executivo liderado por Almeida Henriques deixou cair essa intenção e avançou para a sua requalificação. O projeto está pronto, vai custar 7 milhões de euros

com a autarquia a pagar 1 milhão e o restante assegurado por fundos europeus, através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano .

O projeto agora apresentado prevê a requalificação dos 87 edifícios ainda existentes no Bairro Social de Viseu dos quais 42 estão habitados.

Além das habitações, o bairro vai passar a contar com cinco residências artísticas, parque infantil, um pequeno anfiteatro ao ar livre, e alguns edifícios serão usados para apoio social.

A obra vai ter um concurso público internacional, e o objetivo da autarquia é que possam arrancar já em 2020 para ficarem prontas 16 meses depois.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm