Edição Jornal | Conhecidos os Vencedores do Wanted Business Ideas
16184
post-template-default,single,single-post,postid-16184,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Conhecidos os Vencedores do Wanted Business Ideas

Conhecidos os Vencedores do Wanted Business Ideas

Realizou-se, no dia 7 de julho, no Hotel Montebelo (Viseu), a final da 2ª edição do Concurso de Ideias de Negócio Wanted Business Ideas.

Este momento foi o culminar de um trabalho de cerca de 3 meses onde os participantes passaram por diversas fases onde tiveram a oportunidade de amadurecer as suas ideias de negócio.

A sessão de abertura contou com a presença de Joaquim Seixas, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu que destacou “o interior, tantas vezes esquecido, prova, com iniciativas como esta, que este é um território atrativo”.

Vitor Gomes, Presidente do Conselho de Administração Crédito Agrícola do Vale do Dão e Alto Vouga, salientou que “fixar população e desenvolver os municípios que compõem a CIM Viseu Dão Lafões é também um dos objetivos desta iniciativa, que pretendemos voltar apoiar, na sua 3ª edição”.

José Morgado Ribeiro, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões centrou a sua apresentação nas caraterísticas deste concurso de ideias de negócio, que apresenta uma metodologia própria e que se centra num apoio muito presente aos empreendedores. Referiu, também, que este concurso é apenas uma, das muitas ações que a CIM Viseu Dão Lafões, desenvolve no âmbito da dinamização do empreendedorismo, no território.

Estiveram, a concurso, as 12 ideias finalistas que apresentaram, a uma assistência de cerca de 100 pessoas, os seus projetos em áreas tão diversas como agroalimentar, novas tecnologias, produtos turísticos, design e energias renováveis.

Sagrou-se vencedora a ideia “Farmit” e que consiste na criação de um sistema de controlo postural e localização de pequenos ruminantes para que sejam utilizados na limpeza dos espaços agrícolas e florestais, promovendo práticas de limpeza mais económicas, naturais e mais sustentáveis, utilizando bens autóctones. Inclui uma solução de pastoreio automático de ovinos, concebida para a limpeza da vinha e pomares, baseada no uso de um colar.

Este projeto irá receber um prémio no valor de 10 mil euros, incubação gratuita durante 24 meses, numa das incubadoras da Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões, beneficiando dos serviços disponibilizados pela mesma.

A ideia classificada em segundo lugar denomina-se “Sistema híbrido de climatização” e pretende promover o aproveitamento eficaz e eficiente das energias renováveis (solar, eólica e aerotérmica/ geotérmica) possibilitando um controle inteligente da temperatura de conforto.

Os promotores desta ideia irão usufruir, gratuitamente, do serviço de incubação durante 18 meses, também numa incubadora da Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões.

Em terceiro lugar ficou a ideia “Turn Berry” que visa apresentar uma possível solução para um problema com a qual a região se irá deparar nos próximos anos e que é a produção excedentária de frutos vermelhos. Assim, pretende-se desenvolver um conjunto de produtos, nomeadamente a produção de uma bebida gaseificada de bagas vermelhas e o aproveitamento das massas do processamento para a criação de produtos destinados à indústria alimentar.

Como prémio, esta ideia de negócio, irá usufruir de incubação numa incubadora da Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões, durante 12 meses.

Serão também atribuídos, às 3 ideias de negócio, vencedoras os serviços de design, desenvolvimento web e audiovisual, composto pela criação de logótipo e economato (Pack Brand Light), Website Start e ainda um spot TV MotionGraphics.