Descoberta uma casa da Idade do Ferro no Largo da Misericórdia, em Viseu - Edição Jornal
32455
post-template-default,single,single-post,postid-32455,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Descoberta uma casa da Idade do Ferro no Largo da Misericórdia, em Viseu

Descoberta uma casa da Idade do Ferro no Largo da Misericórdia, em Viseu

Foi descoberta no centro histórico de Viseu uma casa que remonta ao período da Idade do Ferro. O achado arqueológico foi feito no Largo da Misericórdia, durante uma intervenção para melhorar os espaços verdes da zona.

O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Almeida Henriques, que lembrou que todas as obras feitas no centro histórico têm sempre um estudo arqueológico prévio, pela forte probabilidade que existe de ser feito algum achado importante que poderia ser destruído sem este tipo de ação preventiva.

Segundo o arqueólogo Pedro Sobral, este achado vem comprovar o que já se sabia sobre a antiguidade da cidade.

Foram encontrados vestígios de uma estrutura habitacional da Idade do Ferro, dos séculos III a II antes de Cristo, também um fragmento cerâmico da mesma época e ainda uma outra estrutura que se suspeita seja de origem romana e depois reaproveitada no século XVI.

O autarca viseense garante que a importância do achado vai merecer por parte da autarquia um projeto para a sua musealização.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm

*****