Dispositivo de combate a incêndios foi reforçado mas nem todos os meios aéreos previstos estão disponíveis - Edição Jornal
28659
post-template-default,single,single-post,postid-28659,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Dispositivo de combate a incêndios foi reforçado mas nem todos os meios aéreos previstos estão disponíveis

Dispositivo de combate a incêndios foi reforçado mas nem todos os meios aéreos previstos estão disponíveis

Os meios de combate aos incêndios foram reforçados cumprindo o que está previsto pela Diretiva Operacional Nacional (DON), e até 31 de maio está no terreno o chamado “Nível II” que prevê 7.606 operacionais, 1.735 viaturas e 21 meios aéreos, um aumento em relação ao mesmo período de 2018.

Os meios aéreos previstos para esta fase eram 38, mas atrasos nos contratos com os operadores, e também a falta de vistos do Tribunal de Contas apenas permitem 21 nesta altura, embora o Governo garanta que a situação estará resolvida em breve e que na fase mais crítica, a partir de 1 de julho, todos os meios aéreos previstos estarão no terreno.

No âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) está em funcionamento, desde 7 de maio, a Rede Nacional de Postos de Vigia, composta por 72 postos de vigia para prevenir e detetar incêndios, seis dos quais no distrito de Viseu, casos dos postos no monte da Santa Luzia e S. Salvador, concelho de Viseu, em Mortágua no Cabeço de Boi, em S. Pedro do Sul na Serra de S. Macário, no lugar de Poisadas, concelho de Mangualde o em Tarouca na zona de Santa Helena.

Os meios de combate a incêndios voltam a ser reforçados dia 1 de junho, mas é entre julho e setembro, na fase mais crítica de incêndios, que é mobilizado um maior número de meios com 11.492 operacionais, 2.653 equipas, 2.493 veículos e 60 meios aéreos.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária-96.8 FM ou em www.968.fm

*****