Festa das Freguesias de Viseu arranca esta sexta-feira com música, artesanato e sabores - Edição Jornal
20073
post-template-default,single,single-post,postid-20073,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Festa das Freguesias de Viseu arranca esta sexta-feira com música, artesanato e sabores

Festa das Freguesias de Viseu arranca esta sexta-feira com música, artesanato e sabores

É já amanhã, sexta-feira, dia 15 de junho, pelas 18 horas, que o Parque Aquilino Ribeiro abre “portas” à Festa das Freguesias, o evento que marca o arranque do cartaz das Festas Populares de Viseu. Antes, contudo, e no âmbito desta programação, terá também lugar a apresentação pública, nos Paços do Concelho, das “Guardiãs da Vinha e do Vinho”, duas esculturas de Paulo Neves e Vanessa Chrystie, que homenageiam a cidade vinhateira. Será pelas 17H30.

Durante três dias, o “pulmão” verde da cidade veste-se a rigor e recebe as 25 Freguesias do concelho, que trazem até ao centro o melhor das tradições populares e da sua identidade, através de um programa cultural, musical e gastronómico pensado para viseenses, visitantes e turistas.

Uma parada de bombos, pelos Zés Pereiras da Associação de Nogueira de Côta e pelos “Pauliteiritos de Abraveses”, fará as honras de abertura do evento. Segue-se uma visita a cada uma das Freguesias representadas, acompanhada pela música tradicional da Tuna “Sabores da Música”, da Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”, e do Grupo de Cantares da ASSOREB de Rebordinho. O grupo “Chinfrim” integrará também este momento de musical.

A noite reserva o palco principal aos sons e cantares da terra, com um programa de atuações de vários grupos e ranchos folclóricos do concelho, a partir das 21 horas.

No âmbito do Campeonato do Mundo de Futebol, o Município de Viseu instalará no Parque um ecrã para a transmissão do jogo Portugal – Espanha, com início pelas 19 horas desta sexta-feira.

Até domingo, a par da mostra etnográfica, a gastronomia ganha especial destaque, não só nos produtos que cada Freguesia traz à “prova”, mas também no concurso “Sabores & Aromas Tradicionais”. Na tarde de sábado, a partir das 16H30, as iguarias típicas do concelho serão “rainhas” à mesa, numa prova que elege os melhores petiscos doces, salgados e vegan. O júri conta com a presença do Chef Luís Almeida, à frente do restaurante Palace e do Bistrô “Q.B.”.

A música garante presença permanente, em atuações de grupos etnográficos e de folclore, havendo ainda espaço para um workshop de dança tradicional, na manhã de sábado.

Do Parque ao Rossio, a agenda do fim-de-semana traz ainda à rua o desfile das Marchas dos Santos Populares, na noite de sábado, a partir das 21H30, com a participação de 700 marchantes, de 8 grupos. Já no domingo, dia 17, pelas 15 horas, são as Cavalhadas de Teivas que desfilam pelo centro da cidade, num corso que conta com a tradicional “Dança da Morgadinha”.

As Festas Populares de Viseu prolongam-se até ao próximo fim de semana, com as Cavalhadas de Vildemoinhos a encerrar com chave de ouro o cartaz, pelas 9 horas de domingo, 24 de junho.

A programação completa pode ser consultada em www.visitviseu.pt.

Condicionamentos da realização do Desfile das Marchas Populares

Tendo em conta a instalação de logística técnica e de segurança inerente à realização do evento, será necessário interditar o estacionamento no troço entre a Rotunda Paulo VI e a Fonte Luminosa (Rossio), em ambos os lados da via, a partir das 21H30 da véspera do desfile, dia 15 (sexta-feira). Já no dia do evento, será efetuado o corte de trânsito no mesmo percurso a partir das 20 horas. O corte prolongar-se-á até cerca das 03 horas de domingo. A partir desta hora será resposta a normalidade da circulação e do estacionamento.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm