IP3 vai ser requalificado e terá perfil de Autoestrada em 85% do trajeto - Edição Jornal
19127
post-template-default,single,single-post,postid-19127,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

IP3 vai ser requalificado e terá perfil de Autoestrada em 85% do trajeto

IP3 vai ser requalificado e terá perfil de Autoestrada em 85% do trajeto

Os Promotores do Movimento pela Requalificação Completa e Adequada do IP3 estão satisfeitos pela resposta do Governo em que o itinerário que liga Viseu e Coimbra irá ser requalificado e, numa primeira fase, ficar com perfil de autoestrada em 85% do trajeto, sem portagens.

Em conferência de imprensa, o presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, adiantou que havia três soluções em estudo mas que o Governo optou por avançar com a requalificação do atual IP3, no que será um investimento de 134 milhões de euros.

A solução escolhida foi apresentada numa reunião realizada entre o ministro do Planeamento, Pedro Marques, e autarcas das CIM de Viseu e de Coimbra e o Conselho Regional do Centro.

Numa primeira fase, o IP3 terá duplicação das faixas de rodagem em 85% do seu trajeto, ainda cerca de 12% da estrada com três faixas, duas num sentido e uma noutro e ainda uma pequena parte do trajeto apenas com uma faixa de rodagem em cada sentido… são cerca de 0,3% do traçado, mas o presidente da CIM Viseu Dão Lafões defende que deverá ser encontrada uma solução durante a execução do projeto para ultrapassar essa situação.

O facto de o IP3 ficar com 85% do percurso em perfil de autoestrada, sem portagens, é para os autarcas da região uma solução que, sem ser a ideal, é considerada uma boa solução.

O projeto final e a calendarização da empreitada deverão ser, em breve, apresentadas pelo Governo, adiantou o presidente da CIM Viseu Dão Lafões.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm