Município de Viseu promove seminário dedicado à “Floresta Urbana e Sustentabilidade” - Edição Jornal
19836
post-template-default,single,single-post,postid-19836,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Município de Viseu promove seminário dedicado à “Floresta Urbana e Sustentabilidade”

Município de Viseu promove seminário dedicado à “Floresta Urbana e Sustentabilidade”

Práticas de gestão do património arbóreo da cidade-jardim estarão em destaque nesta iniciativa que se realiza no dia 5 de junho.

O Solar do Vinho do Dão será palco do Seminário “Floresta Urbana e Sustentabilidade”. Esta é uma iniciativa promovida pelo Município de Viseu, em parceria com o Instituto Politécnico (IPV) e a Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), a Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu (ADIV), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a QUERCUS.

Dirigido ao público em geral, a profissionais e técnicos da área, o Seminário reúne diversos oradores e especialistas na abordagem de perspetivas científicas e técnicas sobre a manutenção, preservação, proteção e sustentabilidade do património arbóreo e florestal em contexto urbano. Na vertente de saúde, serão também discutidos “mitos e realidades” em torno das alergias e a sua relação com os pólenes.

Viseu será um dos casos práticos em apresentação, no âmbito do protocolo de cooperação entre o Município e as entidades já referidas, que têm em curso a elaboração de um inventário arbóreo, um sistema de gestão das árvores e a estruturação de um “manual de boas práticas” da cidade-jardim.

Participam da sessão de abertura deste Seminário o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, o Reitor da UTAD, António Fernandes, o Presidente da QUERCUS, João Branco, e o Presidente do IPV, João Paiva.

No painel da tarde, marcam ainda presença representantes de diversas empresas ligadas à arboricultura e à gestão de espaços verdes, que trazem a debate temas como a periodicidade e tipo de podas ou os sistemas de escoragem (sustentação) de árvores.

A participação neste Seminário é gratuita, mas requer inscrição prévia obrigatória.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.