Presidente da República de Moçambique visita Grupo Visabeira - Edição Jornal
31489
post-template-default,single,single-post,postid-31489,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Presidente da República de Moçambique visita Grupo Visabeira

Presidente da República de Moçambique visita Grupo Visabeira

O Presidente da República de Moçambique esteve durante dois dias em Viseu e na Vista Alegre em Ílhavo, onde, a convite do Grupo Visabeira, conheceu algumas das unidades que a multinacional viseense detém na Região Centro.

Filipe Nyusi aproveitou a visita oficial que realizou a Portugal para se deslocar ao centro do país, tendo sido acompanhado pelo Embaixador de Moçambique em Lisboa, Joaquim Bule.

O chefe de Estado moçambicano e a sua comitiva, após a chegada ao Aeródromo de Viseu, foram recebidos no Montebelo Viseu Congress Hotel, onde decorreu um almoço de boas-vindas que contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do Grupo Visabeira, Fernando Nunes, membros do Conselho de administração do Grupo e do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

Após o almoço, o viseense João Félix, nova “coqueluche” do Atlético de Madrid, e a convite do Grupo Visabeira, ofereceu uma camisola do seu antigo clube, o Sport Lisboa e Benfica, ao presidente Nyusi que agradeceu o gesto e desejou as maiores felicidades ao jovem futebolista.

Nesta sua primeira deslocação a Viseu como Presidente da República de Moçambique seguiu para o Palácio do Gelo Shopping onde visitou a sede do grupo empresarial que se localiza nos pisos superiores do maior centro comercial da Região Centro.

Filipe Nyusi ouviu atenta e detalhadamente a apresentação que os responsáveis do Grupo Visabeira efetuaram, ficando a conhecer melhor a realidade internacional da empresa que tem em Moçambique uma importante presença desde os anos 80 do século passado.

De resto, a Visabeira Moçambique que assume um papel muito ativo no contexto de todo o Grupo tem uma presença multissetorial em praticamente todas as províncias moçambicanas.

No programa em Viseu, Filipe Nyusi foi ainda recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal, onde o presidente do município lhe entregou a “Chave de Honra da Cidade”.

O dia da comitiva moçambicana terminou com uma visita à Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, na qual Filipe Nyusi mostrou particular interesse nos processos de produção dos vinhos do Dão Casa da Ínsua.

Os jardins e os salões históricos do solar do século XVIII foram outros motivos de atração para o presidente moçambicano.

No segundo dia da presença na Região Centro e antes da deslocação para a Vista Alegre em Ílhavo, o Presidente Filipe Nyusi aproveitou para conhecer com mais detalhe o Palácio do Gelo Shopping, incluindo uma visita ao Bar de Gelo Viseu.

Após esta visita a delegação moçambicana deslocou-se para Ílhavo, tendo visitado a Ria Stone, unidade fabril pertencente à Vista Alegre, do universo do Grupo Visabeira, fábrica que produz mais de 50 milhões de peças de mesa em grés por ano para a IKEA num contrato assinado até 2026.

Depois de conhecer uma das mais modernas unidades industriais do setor a nível mundial, o Presidente Filipe Nyusi deslocou-se à secular Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, tendo mostrado muita admiração pela história e tradição da empresa fundada em 1824.

O chefe de Estado moçambicano ficou particularmente agradado ao conhecer a secção de Manufatura e Pintura da Vista Alegre, uma área diferenciadora e que torna a Vista Alegre única no seu setor a nível mundial. A visita terminou com a passagem pelo Museu Vista Alegre, Capela de Nossa Senhora de Penha de França e Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel.

(Comunicado de imprensa, 10 de Julho 2019 – Grupo Visabeira)