Viseu: "São Mateus" é a primeira sobremesa oficial da Feira de São Mateus - Edição Jornal
27675
post-template-default,single,single-post,postid-27675,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive

Viseu: “São Mateus” é a primeira sobremesa oficial da Feira de São Mateus

Viseu: “São Mateus” é a primeira sobremesa oficial da Feira de São Mateus

A receita é uma homenagem à identidade gastronómica de Viseu e nasce do patrocínio da Nutriva ao certame, com assinatura do chef Diogo Rocha

No ano de “Viseu 2019, Destino Nacional de Gastronomia”, a Feira de São Mateus terá pela primeira vez uma sobremesa oficial. O nome é “São Mateus” e é produzido pela Nutriva, nova patrocinadora oficial da Feira, tendo a assinatura do chef e embaixador de Viseu, Diogo Rocha.

A apresentação decorreu no passado domingo, 14 de abril, na Pousada de Viseu, no âmbito do evento “Viseu Doce”, dedicado à doçaria regional. A receita foi confecionada ao vivo e destaca ingredientes típicos da região de Viseu, como as tílias do Rossio, as maçãs Bravo de Esmolfe e as avelãs de Viseu. Muitos dos visitantes fizeram fila para a saborear, em primeira mão.

O prato, inspirado na gastronomia tipicamente beirã, é confecionado a partir de uma base tradicional de leite-creme, com o aroma especial das tílias de Viseu. Posteriormente, é acrescentado um puré de maçã da região e a mesma fruta caramelizada. A sobremesa é servida com uma mousse de canela, no topo, e polvilhada com o crocante de avelãs da região.

Em 2019, a sobremesa estará presente nas ementas de todos os operadores de restauração da Feira de São Mateus (restaurantes, snack-bares e tasquinhas). A doçaria tradicional de Viseu terá um lugar privilegiado nesta edição do certame.

Para o Gestor da Feira de São Mateus, Jorge Sobrado, “esta iniciativa inédita na Guardiã das Feiras Populares é um tributo à gastronomia e à agricultura de Viseu. Sendo uma inovação, reforça também a ligação do certame com a identidade da região”.

Já o chef Diogo Rocha acredita que “a ‘São Mateus’ poderá tornar-se num produto de referência e uma tradição do evento, tal como o são as farturas e as enguias, por exemplo”.

A “São Mateus” terá a garantia de qualidade da Nutriva, marca especializada em pastelaria e sobremesas que irá assegurar a produção. “Esta é uma iniciativa que alia os métodos de produção criteriosos da Nutriva, e uma seleção cuidada de ingredientes regionais, a uma feira popular de renome em Viseu e no país”, declara a marca

Em 2019, a Feira de São Mateus decorre entre 8 de agosto e 15 de setembro. Todas as informações e programação estão disponíveis em www.feirasaomateus.pt

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm

*****