Viseu: Arranca hoje a Feira de São Mateus | Destaque para o folclore, restauração e sustentabilidade - Edição Jornal
21327
post-template-default,single,single-post,postid-21327,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Viseu: Arranca hoje a Feira de São Mateus | Destaque para o folclore, restauração e sustentabilidade

Viseu: Arranca hoje a Feira de São Mateus | Destaque para o folclore, restauração e sustentabilidade

A 626.ª Feira de São Mateus de Viseu abre hoje portas para 39 dias de concertos, espetáculos, folclore, artesanato, diversões, concursos e dias temáticos. O espetáculo inaugural tem lugar pelas 21H30, com fogo-de-artifício, Marchas Populares e concerto do Coro Mozart. “Reencontra-te em Viseu” é o mote desta edição 2018.

São 75 mil metros quadrados de recinto e um orçamento previsto de 1,7 milhões de euros, totalmente suportado por patrocinadores, feirantes e receitas de bilheteira.

Em 2017 a feira recebeu 1,2 milhões de visitantes, números que a organização, a cargo da Viseu Marca, espera repetir, ou mesmo aumentar, este ano.

Destaque para o folclore e a etnografia, com cerca de 80 grupos nacionais e internacionais, a passarem pelo certame ao longo dos seus 39 dias. Viseu assumiu-se este ano como “Cidade Europeia do Folclore”, que teve ponto alto no final de julho, com o festival internacional Europeade, que serve também de inspiração ao nível da decoração e da iluminação para a Feira de São Mateus.

Novidade este ano é o novo bairro da restauração, com quase 3.500 metros quadrados, sendo 1.500 de esplanada. Tem quatro restaurantes de grande dimensão e outros tantos de média dimensão, todos com vista para a avenida central do recinto.

Uma das medidas de sustentabilidade ambiental introduzidas este ano no certame passa pela proibição de copos de plástico com a restauração obrigada a servir as bebidas em copos reutilizáveis. Com esta decisão, diz a organização, a cargo da Viseu Marca, evitam-se mais de 260 mil copos de plástico.

Na música, até 16 de setembro, último dia da Feira de São Mateus em Viseu, pelo palco principal irão passar nomes como Xutos & Pontapés, Rui Veloso, Ana Moura, Amor Eletro, Richie Campbell, Raquel Tavares, Mickael Carreira, Anselmo Ralph, Diogo Piçarra, Calema, entre outros.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm