Distrito de Viseu está em Alerta Vermelho - Edição Jornal
22545
post-template-default,single,single-post,postid-22545,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive

Distrito de Viseu está em Alerta Vermelho

Distrito de Viseu está em Alerta Vermelho

Foi elevado para o nível máximo o alerta da Proteção Civil para o risco de incêndio.

Alerta Vermelho, prevenção máxima, para mais de 70 concelhos de catorze distritos de Portugal, entre os quais o distrito de Viseu.

O calor esperado para os próximos dias, com a previsão do aumento da intensidade de vento seco, e após a avaliação junto do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na segunda-feira, leva a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a colocar em alerta máximo populações e meios de combate.

Este elevado nível de alerta implicou uma reconfiguração do dispositivo, com pré-posicionamento de meios de combate nos locais em que o risco é maior, comunicou Alexandre Penha, adjunto nacional de operações da ANPC.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garante que o sistema de Proteção Civil tem funcionado e vai manter-se em alerta. Bem presente na memória o que aconteceu há cerca de um ano, no grande incêndio de 15 de Outubro, a servir de alerta para o que as condições do tempo podem propiciar nos próximas dias. O Ministro garante que todo o dispositivo de combate está em alerta.

Nos próximos dias é total a proibição do uso de fogo em espaços florestais, e há limitações ao uso de maquinaria pesada junto a florestas, em especial as que usem motores de combustão e não tenham mecanismos de retenção de faúlhas e tapa chamas nos escapes.

Além de Viseu, estão ainda em alerta máximo para risco de incêndio os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Porto, Portalegre, Santarém, Viana do Castelo e Vila Real.

 Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm