Aguiar da Beira no Roteiro da “Cidadania em Portugal” | 14 de julho - Edição Jornal
16223
post-template-default,single,single-post,postid-16223,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Aguiar da Beira no Roteiro da “Cidadania em Portugal” | 14 de julho

Aguiar da Beira no Roteiro da “Cidadania em Portugal” | 14 de julho

Iniciativa que tem percorrido o território nacional vai estar em Aguiar da Beira, no próximo dia 14 de julho, para promover a cidadania e participação cívica junto da comunidade local.

O Roteiro Cidadania em Portugal é um desafio lançado às redes e comunidades locais de todo o país para uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre cidadania e participação. Uma equipa de animação e comunicação e uma carrinha, devidamente equipada com recursos lúdico-pedagógicos, apoiam a dinamização de atividades propostas por parcerias locais no sentido de facilitar a reflexão e ação sobre as desigualdades, as discriminações e as violências que ainda persistem.

A ação tem como objetivos “PARAR” para dialogar e partilhar informação e conhecimento acerca da Cidadania e Igualdade; “PENSAR”, conjuntamente com as comunidades e as redes locais de parceria, estratégias de territorialização de políticas públicas; e “AGIR” em prol da Cidadania e Igualdade, impulsionando todos/as os/as agentes de desenvolvimento social e mobilizando os recursos adequados em cada contexto.

Em Aguiar da Beira, o Roteiro da Cidadania em Portugal vai estar no Largo da Carvalha, entre as 10H e as 12H30, a promover uma ação de rua aberta à comunidade (visita à carrinha) nos temas do “Ambiente, Desenvolvimento e Territórios Sustentáveis”. E, na Biblioteca Municipal, entre as 14H30 e as 17H, com uma sessão participativa sobre “Instituições Eficazes e Inclusivas, Participação e Democracia Social”, para dirigentes e técnicos de instituições sociais, associações e das autarquias locais.

O Roteiro da Cidadania em Portugal é promovido pela Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e a ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. No concelho a iniciativa é organizada em parceria com o CLDS 3G Aguiar no Coração e com o apoio da Câmara Municipal de Aguiar da Beira.

“Aguiar no Coração – Rede Positiva para o Desenvolvimento Social de Aguiar da Beira”, enquadra-se no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 3G), cuja Entidade Coordenadora Local de Parceria e executora é o Centro Social Paroquial de Dornelas e a entidade financiadora é o POISE – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego e o Governo de Portugal, por via do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.