Barragem Fagilde já encheu 50% da sua capacidade - Edição Jornal
17991
post-template-default,single,single-post,postid-17991,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Barragem Fagilde já encheu 50% da sua capacidade

Barragem Fagilde já encheu 50% da sua capacidade

A situação de seca em Fagilde está ultrapassada no imediato e os níveis de água têm sido repostos com as chuvas das últimas semanas. Nesta altura, segundo avança o Município de Viseu, a albufeira da Barragem de Fagilde, onde se abastecem os concelhos de Viseu, Nelas, Penalva do Castelo e Mangualde, está com cerca de 50% da sua capacidade de armazenamento de água.

Depois dos níveis mínimos históricos que foram atingidos no final do Outono, que obrigou ao reabastecimento da barragem através de uma mega operação de transporte de água por camião-cisterna, as chuvas das últimas semanas têm ajudado a repor os níveis. Na última leitura feita, registava-se uma reserva de cerca de 1,4 milhões de metros cúbicos de água, cerca de metade dos 2,8 milhões que a albufeira comporta.

Almeida Henriques, presidente da autarquia, lembra que por esta altura do ano havia necessidade de abrir as comportas para escoar água em excesso, e este ano a barragem ainda só está meia, o que deixa ainda algumas dúvidas sobre se vai conseguir atingir os níveis máximos de reserva, com o autarca a defender que devem manter-se os comportamentos de poupança.

Enquanto espera pela construção da barragem da Maeira e de uma conduta a partir do rio Balsemão, obras que só avançarão com a ajuda de fundos comunitários, o Município de Viseu já adjudicou a instalação de novas comportas em Fagilde, obra que deverá estar pronta até ao Verão e permitirá, no futuro, aumentar a capacidade de armazenamento de água em mais 1,5 milhões de metros cúbicos de água.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm