BE recomenda ao Governo medidas rápidas e urgentes para descontaminação das casas da Urgeiriça - Edição Jornal
18462
post-template-default,single,single-post,postid-18462,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

BE recomenda ao Governo medidas rápidas e urgentes para descontaminação das casas da Urgeiriça

BE recomenda ao Governo medidas rápidas e urgentes para descontaminação das casas da Urgeiriça

O Bloco de Esquerda leva esta quarta-feira à Assembleia da República o problema da descontaminação das casas da Urgeiriça, em Canas de Senhorim, no concelho de Nelas.

O Bloco agendou a discussão de um projeto-lei onde recomenda ao Governo a adoção de “medidas rápidas e urgentes” para descontaminar as casas da Urgeiriça, onde esteve sediada a Empresa Nacional de Urânio.

Segundo os bloquistas, após o debate na Comissão do Ambiente, o projeto-lei subirá para votação em plenário no dia 02 de março. Alertam para o facto de que “muitas das casas têm material radioativo na sua construção, o que faz com que as pessoas que ali habitam continuem a estar expostas a materiais que podem ter consequências muito graves para a sua saúde e qualidade de vida”.

O Bloco lembra que a análise radiológica e a descontaminação das habitações são uma reivindicação antiga dos moradores da Urgeiriça, muitos deles ex-trabalhadores ou familiares de ex-trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Urânio.

No projeto-lei recomenda-se ainda que sejam retiradas as reservas e o stock de urânio que ainda se encontra armazenado na Urgeiriça para que seja garantida uma descontaminação total da zona.

A mina da Urgeiriça, situada na freguesia de Canas de Senhorim, começou a ser explorada em 1913, centrada inicialmente na produção de rádio e na década de 50 começou a ser feita naquele local a produção de óxido de urânio.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.