Viseu apresentou o ViseuFolk na BTL - Edição Jornal
18514
post-template-default,single,single-post,postid-18514,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Viseu apresentou o ViseuFolk na BTL

Viseu apresentou o ViseuFolk na BTL

A Câmara de Viseu apresentou na Bolsa de Turismo de Lisboa o ViseuFolk, um plano de ação com que o município pretende valorizar o folclore e a cultura popular, para ter uma oferta turística mais diversificada que prenda os visitantes durante mais dias no concelho.

Este plano é apresentado no ano em que Viseu recebe no verão o maior e mais importante festival europeu de folclore”, o Europeade, de 25 a 29 de julho, que vai trazer até á região mais de cinco mil participantes de 30 países.

O autarca Almeida Henriques considera que será “um balão de oxigénio para a revitalização do folclore e da cultura popular tradicional”.

O município desafiou vários artistas para este projeto e os primeiros são a designer de moda Katty Xiomara e o músico viseense Moullinex que receberam encomendas inspiradas no folclore de Viseu: a primeira para desenvolver criações de moda e o segundo para criar um projeto musical ‘eletro-folk’.

A autarquia vai ainda apoiar a criação de um espetáculo de dança contemporânea da escola Lugar Presente e da Companhia Paulo Ribeiro inspirado na temática do folclore e endereçou o convite a Cristina Rodrigues para a organização de uma exposição de obras próprias dedicadas à temática das artes populares.

O registo municipal do associativismo cultural do concelho, o folclore como tema central das marchas populares e das Cavalhadas, e o lançamento em 2019 do programa municipal Viseu Certifica para proteção dos produtos locais de qualidade e a sua eventual classificação ou certificação, são outras das ações previstas.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.