COVID-19: CIM VISEU DÃO LAFÕES DIZ QUE FALTA ORIENTAÇÃO NA GESTÃO DOS TESTES AO VÍRUS - Edição Jornal
37347
post-template-default,single,single-post,postid-37347,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

COVID-19: CIM VISEU DÃO LAFÕES DIZ QUE FALTA ORIENTAÇÃO NA GESTÃO DOS TESTES AO VÍRUS

COVID-19: CIM VISEU DÃO LAFÕES DIZ QUE FALTA ORIENTAÇÃO NA GESTÃO DOS TESTES AO VÍRUS

Os autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões lamentam o que classificam de “total desnorte” relativamente aos procedimentos necessários para efetuar os testes à covid-19 na região.

Em comunicado, a CIM lembra que em Viseu foi instalada uma unidade de rastreio, em parceria com entidades privadas, para “complementar a rede pública” de testes à covid-19, mas queixam-se que existem “burocracias inúteis” que estão a dificultar a realização dos testes.

O objetivo da unidade instalada no Multiusos de Viseu é, lembram os autarcas, “garantir a necessária capacidade de resposta à população” por parte do Centro Hospitalar Tondela Viseu”.

Apesar de estar operacional desde a passada quarta-feira, e após indicações da Direção Geral da Saúde da possibilidade de prescrição direta de testes pela linha Saúde 24, tal não se verifica.

Diz a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, que há “um total desnorte relativamente aos procedimentos” e dão como exemplo denúncias de vários cidadãos, que, embora referenciados para fazer testes da Covid-19, não o conseguem. Em causa estará a necessidade de uma nova validação por um médico após a emissão da autorização por parte da linha Saúde 24. A solução, defendem os autarcas da região, passa por eliminar essa autorização intermédia e assim agilizar os testes.

O centro de rastreio no Pavilhão Multiusos de Viseu tem uma capacidade máxima para 144 testes por dia.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.