Escavações arqueológicas procuram vestígios de ocupação romana na zona de Patarinho, em Santa Comba Dão - Edição Jornal
31875
post-template-default,single,single-post,postid-31875,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Escavações arqueológicas procuram vestígios de ocupação romana na zona de Patarinho, em Santa Comba Dão

Escavações arqueológicas procuram vestígios de ocupação romana na zona de Patarinho, em Santa Comba Dão

Escavações arqueológicas em Santa Comba Dão, na encosta do Patarinho, procuram vestígio da ocupação da zona entre o período romano e os inícios da Alta Idade Média.

As escavações começaram no início do mês e contam com a participação de 16 estudantes de arqueologia para uma tese de doutoramento do arqueólogo Pedro Matos, na Universidade de Coimbra.

Até dia 26 vão decorrer os trabalhos que, segundo a autarquia de Santa Comba Dão, procuram vestígios que ajudem “à compreensão do povoamento antigo, entre as épocas romana e medieval, no espaço entre o Rio Mondego e a Serra do Buçaco.

Segundo o arqueólogo Pedro Matos, Patarinho é uma zona de potencial arqueológico há muito conhecido pelos habitantes daquele local.

Estas escavações procuram estruturas habitacionais e vestígios materiais da época, onde se suspeita tenha existido uma antiga povoação romana que poderá ter sido um entreposto comercial

A autarquia adianta que os artefactos recolhidos nesta campanha serão, em breve, mostrados à comunidade, e não exclui que possam ser feitas novas escavações arqueológicas naquele local.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm

*****