Escolhido e aprovado projeto de Cobertura e Revitalização do Mercado 2 de Maio | Viseu - Edição Jornal
16872
post-template-default,single,single-post,postid-16872,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Escolhido e aprovado projeto de Cobertura e Revitalização do Mercado 2 de Maio | Viseu

Escolhido e aprovado projeto de Cobertura e Revitalização do Mercado 2 de Maio | Viseu

A Câmara de Viseu aprovou a adjudicação do projeto de arquitetura para a revitalização do Mercado 2 de Maio, em pleno centro da cidade, e que o município quer transformar numa “grande praça de restauração e eventos”.

Entre os primeiros três classificados de um concurso de ideias que a autarquia tinha promovido para a valorização, revitalização e colocação de cobertura nesta praça histórica, a proposta escolhida é a da “Machado + Braga Macedo Arquitectos”, gabinete de arquitetura de Braga.

O Mercado 2 de Maio vai passar a funcionar como “um espaço de acolhimento para os turistas” e também como “espaço de cultura, com dois palcos onde os jovens valores de Viseu possam mostrar o seu trabalho”.

Segundo a autarquia de Viseu, no prazo de meio ano, o projeto definitivo deverá estar concluído, para que as obras possam arrancar em 2018.

Ainda sem um valor definitivo para os custos com esta requalificação do Mercado 2 de Maio, a autarquia aponta para um valor a rondar o milhão de euros.

Machado + Braga Macedo Arquitectos | Braga

“Se por um lado pensamos que com esta forma a cobertura será de facto um objeto icónico na cidade de Viseu, por outro lado a sua ‘leveza’ não irá descaracterizar nem retirar o protagonismo aos edifícios existentes”.

Esta proposta apresenta uma cobertura para o Mercado 2 de Maio “com a forma de uma rede ondulada em vidro (fotovoltaico e de formas triangulares) e estrutura metálica que irá ‘pairar’ por cima do espaço central e dos edifícios a nascente e poente, insinuando-se ligeiramente sobre a Rua Formosa”.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.