Estudantes querem grau de doutoramento em cursos nos politécnicos - Edição Jornal
35030
post-template-default,single,single-post,postid-35030,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Estudantes querem grau de doutoramento em cursos nos politécnicos

Estudantes querem grau de doutoramento em cursos nos politécnicos

As direções associativas estudantis querem rever o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior para que permitam a atribuição do grau de doutor pelos politécnicos.

No Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) que decorreu em Coimbra, foi igualmente discutido o financiamento do ensino superior, com os estudantes a exigirem uma maior dotação orçamental e a revisão do regulamento de atribuição de bolsas para que mais alunos sejam abrangidos pelos mecanismos de ação social. A revisão da fórmula de cálculo da propina máxima e mínima foi outra das reivindicações saídas do encontro.

No comunicado final, as direções associativas estudantis sublinharam a necessidade de ser definido por lei o limite máximo e mínimo da propina a tempo parcial e de ser conseguido um reforço orçamental para aplicar na modernização administrativa, e também para o desenvolvimento da investigação e inovação pedagógica.

Querem ainda a revisão do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudantes do Ensino Superior, e insistem na necessidade de “abranger mais estudantes com os diversos mecanismos de Ação Social” que permitam uma maior igualdade de oportunidades para os estudantes com carências económicas.

Os representantes dos estudantes defendem ainda que é necessário rever, rapidamente, o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior para que permita aos politécnicos atribuírem o grau de doutoramento, considerando que o que existe tem mais de uma década e está desajustado da realidade do ensino em Portugal.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm