Festas dos Remédios: "A Romaria de Portugal" é ecoevento - Edição Jornal
32636
post-template-default,single,single-post,postid-32636,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Festas dos Remédios: “A Romaria de Portugal” é ecoevento

Festas dos Remédios: “A Romaria de Portugal” é ecoevento

Estão  a decorrer as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, onde ao longo de 25 dias, até dia 9 de Setembro, se revive as tradições d’“A Romaria de Portugal”, com uma programação de cariz religioso que “promete atrair de novo milhares de fiéis, a par de um cartaz festivo de excelência e diversificado”, descreve a autarquia de Lamego.

Esta terça feira, 20 de agosto, a autarquia anunciou  que a  Resinorte SA, em parceria com o Município de Lamego e com o apoio do POSEUR (Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos), certificou as Festas dos Remédios como ECOEVENTO. Todos os resíduos valorizáveis produzidos durante a “Romaria de Portugal” vão ser recolhidos, contabilizados e encaminhados para reciclagem, contribuindo desta forma para o alcance das metas ambientais estabelecidas. Em simultâneo, e até 9 de setembro, serão implementadas diversas ações de sensibilização, dirigidas a comerciantes e ao público em geral, para incentivar à adoção de boas práticas ambientais, nomeadamente a correta separação e encaminhamento dos resíduos.

Este ano, o considerado maior evento de cariz popular e religioso da região do Douro terá mais dias, com o objetivo de permitir que a diáspora portuguesa também possa viver e sentir estas festividades. Os espetáculos estão dotados de espaços acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada e havendo a reedição do singular “Cortejo Etnográfico”, um desfile dedicado ao tema “A Vinha e o Vinho”, com cerca de 650 figurantes e 20 carros temáticos, alguns puxados por juntas de bois.

Até 9 de setembro, “A Romaria de Portugal” oferece um programa variado, onde a música impera com a atuação de grandes nomes nacionais, como os Anjos (dia 22 de agosto), Sam the Kid (dia 28 de agosto), Camané (dia 30), Anselmo Ralph (dia 5 de setembro) entre outros,  e ainda  o festival inteiramente dedicado à musica e expressão artística feita em Portugal, o “ZigurFest. Entre os momentos a marcar no programa estão também a Marcha Luminosa, a Batalha das Flores, a Grande Noitada e, no último dia, o Fogo Preso. 

O momento mais alto da celebração volta a ser a Majestosa Procissão do Triunfo, com os andores a serem puxados por juntas de bois, durante a qual a componente religiosa adquire toda a sua plenitude.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm

*****