Inauguração de Exposição “O Lenço na Cultura Tradicional" na Casa da Ribeira | Viseu - Edição Jornal
18318
post-template-default,single,single-post,postid-18318,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Inauguração de Exposição “O Lenço na Cultura Tradicional” na Casa da Ribeira | Viseu

Inauguração de Exposição “O Lenço na Cultura Tradicional” na Casa da Ribeira | Viseu

Inaugura esta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, pelas 16 horas, a exposição “O Lenço na Cultura Tradicional”, na Casa da Ribeira, onde estará patente até ao dia 27 de maio de 2018.

Uma mostra com cerca de 40 exemplares de lenços de cabeça, datados dos séculos XIX e XX, usados pela mulher, numa época onde este acessório assumia um papel definidor da sua condição económica e social.

“O Lenço na Cultura Tradicional” integra um conjunto de iniciativas  no ano em que Viseu é a “Cidade Europeia de Folclore”.

Viseu vai receber  este ano, 2018, em Julho, o EUROPEADE, este que é o maior Festival Europeu de Folclore, dança e música popular. Conta já com 100 grupos inscritos e várias nacionalidades marcam presença.

O EUROPEADE Viseu 2018 vai decorrer entre 25 e 29 de julho, com a cerimónia de abertura marcada para 26 de julho, no Estádio Municipal do Fontelo.

O Município de Viseu estima cerca de 7000 participantes em representação de grupos de folclore dos 14 países que integram o comité.

O  primeiro EUROPEADE, considerado o mais importante festival europeu de cultura tradicional popular, realizou-se em 1964, em Antuérpia, na Bélgica, onde o comité se encontra sediado.

No ano passado decorreu em Turku, na Finlândia, e  este ano ruma até Viseu.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.