Ministério Público acusa autarcas de Tondela de peculato e falsificação de documento - Edição Jornal
34819
post-template-default,single,single-post,postid-34819,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Ministério Público acusa autarcas de Tondela de peculato e falsificação de documento

Ministério Público acusa autarcas de Tondela de peculato e falsificação de documento

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, e o seu vice-presidente, Pedro Adão, estão acusados pelo Ministério Público (MP) dos crimes de peculato e falsificação de documento, cometidos entre 2010 a 2017, e pede a perda de mandato para os dois autarcas.

Em comunicado da Procuradoria-Geral Distrital de Coimbra, pode ler-se que “foi requerida a perda de mandato” dos dois arguidos, lembrando que “atualmente, exercem novas funções como titulares de órgãos políticos”, pode ainda ler-se no comunicado.

O Ministério Público deduziu acusação contra os dois autarcas, com José António Jesus a responder pela prática de um crime de peculato e de dois crimes de falsificação de documento e Pedro Adão de um crime de peculato e de um crime de falsificação de documento.

Em causa, ainda segundo o MP, estão pedidos de ajudas de custo por alegadas deslocações efetuadas em viaturas próprias, quando as deslocações teriam sido feitas em viaturas da autarquia.

Contactados pela Lusa, os dois autarcas dizem que sobre este processo sempre houve “a máxima colaboração do município” com as autoridades e “a maior disponibilidade, para o esclarecimento da verdade”, postura que, garantem, vão manter até final deste caso.

No início do ano, durante uma reunião de Câmara, os autarcas anunciaram que já tinham devolvido o dinheiro que terão recebido indevidamente: José António Jesus entregou 11.099,76 euros e Pedro Adão 10.144,68 euros.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm