Resultado Final Autárquicas 2017 do Distrito de Viseu (C/ Áudio) - Edição Jornal
17173
post-template-default,single,single-post,postid-17173,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Resultado Final Autárquicas 2017 do Distrito de Viseu (C/ Áudio)

Resultado Final Autárquicas 2017 do Distrito de Viseu (C/ Áudio)

Concluída a contagem da freguesia de Nelas, a única do distrito de Viseu que estava por apurar.

Está assim confirmada a reeleição de Borges da Silva, candidato socialista, como Presidente da Câmara de Nelas.

Borges da Silva, cabeça de lista pelo PS, venceu com 48,66%, num total de 4023 votos, com quatro vereadores eleitos, e uma maioria absoluta no novo executivo autárquico.

Manuel Marques, candidato do CDS, ficou em segundo, com 24,98%, e 2065 votos, elegendo dois vereadores, com Isaura Pedro, do PSD, em terceiro, com 14,36% dos votos e um vereador eleito.

Quanto às freguesias, o PS venceu em cinco, casos de Santar e Moreira, Vilar Seco, Carvalhal Redondo e Agueira, o CDS fica com a junta de freguesia de Senhorim, e o Movimento de Restauração do Concelho de Canas de Senhorim manteve a junta de freguesia de Canas.

Nestas autárquicas foram registados em Nelas um total de 8268 votos, e uma abstenção de 37,14%.

Em Viseu, Almeida Henriques venceu com maioria absoluta e um resultado bem superior ao que conseguiu em 2013. O candidato social-democrata ganhou com 51,74%, e um total de 24 768 votos. Conquista seis dos nove vereadores na autarquia viseense, com o PS a ficar com os restantes três e o CDS a ser o grande derrotado, ao perder o único vereador que detinha na Câmara de Viseu. Lúcia Araújo Silva, pelo PS, não foi além dos 26,46% dos votos, mas não ficou muito longe do resultado dos socialistas em 2013. O CDS perdeu mais de 4% dos votos de há quatro anos.

No discurso de vitória, Almeida Henriques, considerou ter conseguido uma “retumbante vitória”.

Em Viseu, concelho, o PSD foi arrasador com maioria absoluta na câmara e a conquista de todas as freguesias.

Ainda no rescaldo das autárquicas no distrito de Viseu, há vários municípios onde se registaram algumas surpresas.

Em Oliveira de Frades, Paulo Ferreira, antigo militante social democrata conquistou a câmara eleito pela lista do movimento Nós Cidadãos.

Já em São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, pelo grupo de cidadão Pela Nossa Terra, conquistou a autarquia que era social-democrata.

Em Lamego o PS voltou ao poder, com Ângelo Moura a ser o novo autarca num município que era social-democrata.

Outra das surpresas foi a vitória de Paulo Almeida, em Castro Daire, que reconquistou a autarquia para o PSD, impedindo o PS, e Fernando Carneiro de serem reeleitos para um terceiro mandato.

No distrito, nas 24 autarquias, 11 são socialistas, nove lideradas pelo PSD, duas com coligação entre sociais democratas e centristas, uma fica na posse do Nós Cidadãos e outra com um executivo liderado por um grupo de independentes.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm