São já cerca de 120 ninhos de Vespa Asiática exterminados este ano em Castro Daire - Edição Jornal
17804
post-template-default,single,single-post,postid-17804,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

São já cerca de 120 ninhos de Vespa Asiática exterminados este ano em Castro Daire

São já cerca de 120 ninhos de Vespa Asiática exterminados este ano em Castro Daire

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Castro Daire já exterminou no concelho, só durante este ano, cerca de 120 ninhos de Vespa Velutina, mais conhecida por Vespa asiática.

Os ninhos têm sido encontrados em árvores e em casas, sendo as freguesias mais afetadas as de Cabril, Castro Daire, Pinheiro, União de Freguesias de Parada de Ester e Ester e União de Freguesias de Reriz e Gafanhão. Este trabalho de limpeza começou no início de 2016, quando foram detetados os primeiros ninhos, mas durante este ano o número aumentou de forma rápida.

A Vespa Asiática é responsável pela destruição de muitas colmeias já que impede as abelhas de fazerem o seu trabalho de polinização. Além de um problema económico são também um problema ambiental grave, o que leva o município a apelar para que caso os habitantes do concelho detetem ou suspeitem da existência deste tipo de ninhos, o comuniquem de imediato ao Serviço Municipal de Proteção Civil.

Os serviços do município vão avançar nos primeiros meses do próximo ano com a colocação de 215 armadilhas pelas freguesias mais afetadas, para captura das vespas rainhas responsáveis pela formação de novos ninhos.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm