Seminário “Inovação Social em Viseu Dão Lafões" em Nelas - Edição Jornal
16298
post-template-default,single,single-post,postid-16298,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Seminário “Inovação Social em Viseu Dão Lafões” em Nelas

Seminário “Inovação Social em Viseu Dão Lafões” em Nelas

Realizou-se ontem, 13 de julho, o Seminário “Inovação Social em Viseu Dão Lafões”, no auditório do Edifício Multiusos do Município de Nelas e contou com a presença de cerca de 150 pessoas.

O Seminário, realizado no âmbito da Rede da Coesão Social Viseu Dão Lafões, teve como objetivo principal dar a conhecer os objetivos gerais da rede, o seu funcionamento e as suas linhas estratégicas de atuação, proporcionando ainda, um momento de partilha de quatro projetos de referência, já em cursos na Região.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, em conjunto com o Dr. João Queirós, investigador e docente do ensino superior, apresentou, ainda, o trabalho desenvolvido até ao momento e os principais desafios a atingir.

Desta forma, Nuno Martinho salientou que esta rede de trabalho pretende dinamizar, suportar e monitorizar intervenções de caráter territorial, concebidas e desenvolvidas na região, assegurando a relevância e eficácias das mesmas, segundo uma estratégia de intervenção intermunicipal, assegurando a participação e o acompanhamento na execução do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial Viseu Dão Lafões 2020, no domínio da Coesão Social.

A Rede da Coesão Social é constituída pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e por diversos parceiros chave da região com intervenção nas matérias em análise, tendo como parceiro chave, o Centro Distrital de Viseu do Instituto da Segurança Social.

Esta rede irá dinamizar projetos de caráter intermunicipal e municipal, com principal incidência na inovação, nos sistemas de informação social, na caraterização e capacitação de cuidadores informais, na promoção de um envelhecimento independente e na promoção da saúde mental em Viseu Dão Lafões.

Terminada a apresentação da rede, foram dados a conhecer os quatro projetos, já existentes na região, com respostas sociais relevantes e alinhadas com a estratégia da rede, nomeadamente, “Projeto ASSOL”, “Café Memória”, “Bons Velhos Tempos” e “Famílias de A a Z”.

Segundo o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Dr. José Morgado Ribeiro, “Este seminário é revelador de uma estratégia de atuação intermunicipal que promove uma atuação coesa e inovadora das políticas sociais na região Viseu Dão Lafões.”