Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra vão ter sistema de videovigilância contra incêndios - Edição Jornal
34984
post-template-default,single,single-post,postid-34984,single-format-standard,bridge-core-1.0.5,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.3,vc_responsive

Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra vão ter sistema de videovigilância contra incêndios

Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra vão ter sistema de videovigilância contra incêndios

As comunidades intermunicipais Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra estão a preparar um Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais.

Em comunicado, adiantam que o sistema tempo por objetivo “contribuir para a deteção precoce dos incêndios e para o despacho rápido dos meios de combate, para além da definição de estratégias de combate e de apoio à decisão”.

O sistema deverá ser financiado através de uma candidatura conjunta que fizeram a fundos do Programa Operacional de Sustentabilidade e Uso dos Recursos (POSEUR), Fundo de Coesão e Portugal 2020, e prevê a instalação de uma rede de 37 torres de videovigilância nos 33 municípios que integram as duas comunidades, num investimento total a rondar os 3,8 milhões de euros.

A rede de vigilância deverá privilegiar as áreas identificadas como de maior risco, e com maior histórico de incêndios florestais, que sirva de base a uma estratégia supramunicipal que permita minimizar os impactos dos incêndios florestais, potenciando os meios disponíveis para a sua vigilância, deteção e combate.

A candidatura, elaborada pelas duas comunidades, obteve parecer favorável da GNR e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm